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04/11/2019 Integração intermodal entre a bicicleta e o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) Este artigo tem como objetivo identificar a infraestrutura que atende à integração da bicicleta com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), em estações de Salvador. O estudo procura abordar as características da infraestrutura que atende – ou não – à integração física da bicicleta como modo de transporte viável, através da avaliação das estações e de seus equipamentos de apoio que atendem à integração eficiente – avaliando as estações de metrô, rede cicloviária e a opinião dos usuários – para descobrir o potencial de integração das estações também é utilizado o método de Dixon (1996) e a pesquisa com os usuários realizada. Mobilidade Kaíc Fernando Ferreira Lopes Universidade Federal da Bahia Ler
02/11/2019 Análise espacial da utilização de transporte individual na Região Metropolitana de Salvador: contribuições para o BRT Lapa-Iguatemi O objetivo deste trabalho é realizar uma análise socioeconômica e espacial do uso de transporte individual, no pico da manhã, na Região Metropolitana de Salvador. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica, uso de dados oficiais de órgãos públicos e análises espaciais em ambiente do Sistema de Informação Geográfica. Os resultados mostram que o bairro da Pituba em Salvador é considerado uma área atratora e produtora de viagens por transporte individual devido a concentração de atividades urbanas e Polos Geradores de Viagens. Neste cenário, a construção do BRT Lapa-Iguatemi surge como mais uma opção de transporte público que ligará as duas centralidades da cidade passando por avenidas que apresentam saturação do trânsito e tempos de viagem elevados. No entanto, observa-se que o projeto do BRT prevê além da construção de corredores exclusivos para ônibus um conjunto de obras que poderão fortalecer ainda mais o uso de transporte individual. No artigo é ressaltado que devido à preferência pelo uso de transporte individual e dificuldade de acessibilidade às estações elevadas pode comprometer a eficiência do futuro BRT. Recomendações de mobilidade sustentável são apresentadas visando desincentivar o uso de automóvel e aumentar a qualidade do sistema. Mobilidade Danilo Farias da Silva Universidade Federal da Bahia Ler
01/11/2019 PLANMOB SALVADOR: Uma experiência inovadora de planejamento de mobilidade urbana sustentável Salvador, capital do Estado da Bahia, é a quarta cidade do Brasil em população, com cerca de 3 milhões de habitantes, e que apresenta uma das situações mais críticas e desafiadoras de mobilidade urbana do país. Essa condição, aliada a exigência da Lei de Mobilidade Urbana para que os municípios acima de 20.000 habitantes elaborem seu Plano de Mobilidade, determinaram a realização do PlanMob Salvador. O objetivo desse trabalho é apresentar o PlanMob Salvador - Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Salvador, onde se destacam como inovações, além do seu conteúdo e processo metodológico, a ampla participação social na sua elaboração, além de resultados já alcançados no transporte ativo, no transporte coletivo e em segurança viária. Pretende-se que as estratégias, diretrizes e propostas nele contidas contribuam para alterar, significativamente, a desigualdade socioespacial existente na cidade, dentro de um cenário otimista de desenvolvimento urbano, ambiental e social, a médio e longo prazos. Mobilidade, Resiliência Urbana Diogo Pereira Pires Ferreira Universidade Federal da Bahia (UFBA), C40 Cities Climate Leadership Group e Secretaria Municipal de Salvador (SEMOB) Ler
01/11/2019 ELETROMOBILIDADE NO TRANSPORTE COLETIVO POR ÔNIBUS EM SALVADOR: uma oportunidade de remodelagem econômica, sustentável e resiliente A tendência de queda no uso do transporte coletivo por ônibus e a maior dependência de carros tem intensificado o congestionamento e consequentemente a emissão de poluentes e gases de efeito estufa (GEE) em diversas cidades brasileiras. O objetivo deste artigo é avaliar a viabilidade da eletrificação da frota de BRT/BRS, e a possibilidade de expansão para o Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus (STCO) para uma remodelagem econômica e a construção de uma mobilidade urbana mais sustentável em Salvador. Apesar de um contexto socioeconômico desafiador, Salvador é uma das poucas cidades em todo país que realizou seu Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de acordo com a Lei da Mobilidade Urbana indicando, entre outras ações, a implementação de uma série de corredores de Ônibus de Trânsito Rápido (BRT). Neste sentido, foram realizados testes com ônibus elétricos em condições reais operacionais em Salvador para avaliar seu desempenho e viabilidade. Os resultados evidenciaram que é possível alcançar uma redução significativa do custo operacional por quilômetro de até 76%. As vantagens operacionais se somam a benefícios indiretos de redução de poluição e GEE, além de questões de saúde e ruído. A eletrificação total da frota de ônibus reduziria em 5% a emissão total de CO2 gerado na cidade, além de eliminar poluentes e trazer uma economia indireta de 72 milhões de reais em problemas da saúde. Mesmo diante dos desafios estruturais de investimento, infraestrutura de recarga e planejamento operacional, a eletrificação da frota ganha protagonismo como uma oportunidade de remodelagem econômica do atual sistema de forma eficiente, sustentável e resiliente. Mobilidade Diogo Pereira Pires Ferreira Universidade Federal da Bahia (UFBA), C40 Cities Climate Leadership Group e Secretaria Municipal de Salvador (SEMOB) Ler