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NELZAIR ARAUJO VIANNA

Poluição do ar em evento de massa: Uma abordagem em análise de riscos para a tomada de decisão

Saúde

Os estudos de avaliação de impacto à saúde utilizando a abordagem de análise de riscos trazem evidencias científicas para o processo de formulação de políticas, bem como podem ser eficazes para a comunicação com o público em geral, engajamento das partes interessadas e tomadores de decisão, sobretudo pela necessidade de envolvimento em todas as etapas do processo. O Ministério da Saúde preconiza a implementação do Programa de Vigilância em Saúde relacionada à Qualidade do Ar (VIGIAR) pelas Secretarias Municipais, no entanto carece de metodologias apropriadas. Este programa tem a articulação intersetorial como eixo central para o levantamento de indicadores em saúde ambiental, de acordo com o preconizado pela Instrução Normativa n 1/2005 publicada pelo Ministério da Saúde. O objetivo deste artigo é discutir a metodologia utilizada para avaliar a poluição do ar no circuito do carnaval de Salvador utilizando como base metodológica a abordagem em análise de riscos, sob perspectiva de desenvolvimento da ciência no contexto da ação. Em cada etapa buscou-se gerar evidencias para um modelo de análise de risco no cenário local, desde a identificação do perigo até a tomada de decisão em políticas públicas, visando o gerenciamento da qualidade do ar neste cenário. Neste artigo se discute o modelo teórico conceitual para descrição do processo de análise de risco, como ele foi adaptado para a realidade local de acordo com bases teóricas adotados por outras agencias, com perspectivas a desenvolver um modelo passível de ser aplicado em regiões com recursos econômicos e infraestrutura limitadas. Os resultados deste estudo apontaram para o gerenciamento de riscos no tocante ao controle da principal fonte emissora de poluição do ar no circuito do carnaval emitida pelos motores a diesel. As evidencias deram suporte para publicação de decreto municipal, que preconiza o monitoramento da qualidade do ar em eventos de massa. As etapas desenvolvidas apresentaram paralelo entre ciência e políticas públicas, atendendo ao gerenciamento de risco proposto. Abordagens que propiciam a interação da academia, governo e comunidade facilita as ações para mitigação de riscos e a tomada de decisão.

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HELIANA FARIA METTIG ROCHA

Práticas comunitárias emergentes em áreas próximas a represas: resistência ou resiliência urbana?

Gestão da Água, Resiliência Urbana

Observando práticas comunitárias no bairro de “Nova Esperança”, próxima ao manancial do Ipitanga, em Salvador e no “Jardim Damasceno”, próximo ao manancial da Cantareira, Vila Brasilândia, em São Paulo, identifica-se um tipo de resiliência, ainda latente, que pode ser direcionado para soluções coletivas de maior alcance. Em comum, localizam-se próximas a um sistema de represas que fornece parte significativa da água potável para sua respectiva metrópole, o que exigiria altas restrições de contato por parte dos moradores para evitar o risco de contaminação. Em Nova Esperança, uma forte associação comunitária preserva parte do território ocupado para funções de interesse coletivo, enquanto moradores de Vila Brasilândia se reúnem em um espaço cultural da comunidade, focalizando iniciativas de transição para uma vida mais sustentável. São casos permeados pela exclusão e impactos socioambientais recorrentes que suscitaram ações criativas para garantir sua sobrevivência. A extrema proximidade das casas, as dificuldades do território e a falta de infraestrutura promovem insalubridade, somados ao trauma social inerente a essas populações, violando o “direito à cidade”. Vale observar a rede de apoio que se desenvolve no cotidiano entre as pessoas desses lugares: relações de vizinhança, proteção mútua, respeito e solidariedade, junto à uma organização local que dialoga com outros agentes. Por um lado, demonstram uma espécie de resiliência latente, por outro lado, certa resistência a lacunas do planejamento urbano. O método desenvolvido para análise dessas práticas considera categorias capazes de diferenciar caminhos de resistência criativa e de resiliência, de forma a reconhecer o lugar dessas práticas no campo da transformação urbana, buscando compreender sua capacidade de superar desafios. Conclui-se que ações interdisciplinares de assistência técnica às comunidades são requeridas para mediar planos de desenvolvimento local por meio da cogestão, visando a melhoria da questão ambiental urbana de cidades como Salvador.

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Lucas Assumpção Lolis

UTILIZAÇÃO DE PLANTAS NO COMBATE A RISCOS AMBIENTAIS NO CONTEXTO URBANO

Áreas Verdes, Resiliência Urbana

O objetivo deste estudo foi compilar um modelo de planejamento envolvendo critérios, procedimentos e espécies de plantas, de modo a subsidiar sua utilização para o combate a riscos ambientais no contexto urbano, abrangendo, especificamente, os tópicos de (i) estabilização de encostas, (ii) combate a enchentes, (iii) controle climático e (iv) potencialização de valores culturais. A área de estudo foi o município de Salvador, Estado da Bahia, especificamente o conjunto proposto de áreas protegidas no entorno da Pedra de Xangô, formado por oito bairros densamente habitados. A utilização de plantas, ou “solução verde”, foi abordada para cada cenário gerado e seus riscos associados (deslizamentos, enchentes, ilhas de calor e perda de valor cultural). Os critérios de seleção, bem como o levantamento das espécies foram obtidos a partir de consulta a literatura específica (artigos científicos e manuais técnicos de arborização urbana), como também a especialistas das áreas de urbanismo e defesa civil. Entre os resultados alcançados e usáveis, está um catálogo de espécies, separadas por cada tipo de risco e associação por cenário, sendo possível a aplicação para gestores, técnicos ou mesmo integrantes das comunidades, além de critérios, técnicas e conjuntos de espécies a serem utilizados em cada um dos riscos avaliados. O Catálogo de espécies vegetais aqui apresentado surge como uma importante ferramenta facilmente aplicável pela gestão pública, a ser utilizado no amortecimento dos impactos associados às mudanças climáticas nas zonas urbanas.

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Helena Rios dos Reis

O FUNDO DA FOLIA: ANÁLISE SOBRE O LIXO MARINHO GERADO NO CARNAVAL DE SALVADOR E ESTRATÉGIAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL MARINHA E COSTEIRA

Resíduos, Gerenciamento Costeiro

O bairro litorâneo da Barra recebe milhões de visitantes durante o carnaval, o que acarreta no aumento dos resíduos sólidos produzidos e levados ao mar, devido a gestão ineficiente do lixo gerado, prejudicando a biodiversidade marinha e beleza cênica. Diante deste cenário, o objetivo do estudo foi avaliar o lixo marinho produzido neste período, quantificar, classificar, por meio de coletas do lixo marinho via mergulho livre, através do Projeto Fundo da Folia, na área do Parque Marinho da Barra antes e após os festejos, por final, produzir uma coleção didática com estes resíduos. O resultado indicou o carnaval aumenta o aporte de lixo no mar, comprovado através das coletas que indicaram aumento no número de itens antes e depois do evento, principalmente as latas de metal, embalagem apontada como mais utilizadas pelos visitantes, contrariando o padrão mundial, onde o plástico é maioria na composição do lixo encontrado no mar, reforçando que um evento nesta estrutura é prejudicial ao ambiente estudado, deixando clara a necessidade de programas de Educação Ambiental que atinja os diversos públicos que frequentam o circuito, sobretudo o local, levando a coleção didática como ferramenta de alcance efetivo para sensibilização e conscientização da população.

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Fábio Ribeiro de Oliveira

Economia circular em Salvador-BA: Perspectivas para gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos inorgânicos

Resíduos

Em função da importância do gerenciamento de resíduos sólidos e potencial de geração de emprego e renda a partir da coleta seletiva e reciclagem, esta temática assume um aspecto importante para cidades resilientes. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é buscar informações sobre os problemas enfrentados na implantação do Programa de Coleta Seletiva em Salvador e construir propostas para os resíduos sólidos inorgânicos correlacionados às ações a serem implementadas no âmbito do Programa Salvador Resiliente. Como resultado da avaliação das informações relativas à temática em Salvador, doze propostas de melhorias deste Programa foram avaliadas, permeando os critérios para alocação de pontos de entrega voluntária de recicláveis e as demandas sociais correlatas.

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Kaíc Fernando Ferreira Lopes

Integração intermodal entre a bicicleta e o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL)

Mobilidade

Este artigo tem como objetivo identificar a infraestrutura que atende à integração da bicicleta com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), em estações de Salvador. O estudo procura abordar as características da infraestrutura que atende – ou não – à integração física da bicicleta como modo de transporte viável, através da avaliação das estações e de seus equipamentos de apoio que atendem à integração eficiente – avaliando as estações de metrô, rede cicloviária e a opinião dos usuários – para descobrir o potencial de integração das estações também é utilizado o método de Dixon (1996) e a pesquisa com os usuários realizada.

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Erika do Carmo Cerqueira

SITUAÇÕES DE RISCO E AÇÕES DE RESILIÊNCIA NA CIDADE DE SALVADOR-BAHIA: uma análise sobre desabamentos de imóveis, deslizamentos de terra e alagamentos

Eventos Extremos, Resiliência Urbana

O presente artigo é parte de uma tese de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia. Teve por objetivo apresentar algumas considerações acerca de importantes situações de risco que ocorrem na cidade de Salvador-Bahia, os desabamentos de imóveis, deslizamentos de terra e alagamentos, bem como, de ações de resiliência frente a esta temática. Metodologicamente, trata-se do mapeamento, em escala de detalhe, das três situações de risco e de um sucessivo mapa síntese ao qual é sobreposto o mapeamento das ações de resiliência. Conclui-se que o padrão de distribuição espacial do conjunto de riscos é concentrado e relacionado às características físicas da cidade e ao processo de urbanização comandada por diferentes lógicas de produção do espaço. Por sua vez, as ações de resiliência possuem uma aderência em relação aos locais com os maiores níveis de concentração de ocorrências de situações de risco, sendo portanto, uma ação do Estado a ser mantida e ampliada.

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Luisa Gondim dos Santos Pereira

Urbetopia: sistema teórico-conceitual e metodológico para intervenções sustentáveis em áreas precárias. Estudo de caso: Baixinha de Santo Antônio, São Gonçalo do Retiro

Inovação para Sustentabilidade, Resiliência Urbana

A proposta urbanística para a Baixinha de Santo Antônio, São Gonçalo do Retiro, Salvador, Bahia, aporta um sistema teórico-conceitual e metodológico para intervenção em áreas precárias, lastreado nos conceitos de sustentabilidade, resiliência e desenvolvimento socioeconômico inclusivo, sintetizado no termo Urbetopia. Tratando-se de proposta que envolve diversos planos - urbanístico e setoriais -, muitas proposições, em torno dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS - ONU), são preconizadas. Destaca-se o papel do espaço como elemento inspirador da reinvenção e da transformação plausível, como indutor de relações sociais resilientes e como suporte ao desenvolvimento inclusivo estruturado a partir das expressões culturais da comunidade. Ante à significativa ocorrência de áreas precárias em Salvador e à concentração populacional que estas abarcam, os avanços nas concepções para intervenções são necessários e carecem da concretização de projetos pilotos.

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Viviana Maria Zanta

Mineração de Aterros Sanitários: oportunidades de mitigação da crise climática

Resíduos

A Politica Nacional de Resíduos Sólidos Lei 12.305/2010 (Brasil, 2010) estabelece que os resíduos possuem valor e devem ser reaproveitados, gerando renda e inclusão social. Também define a disposição final dos rejeitos em aterros sanitários (AS). No entanto, em função dos baixos índices de coleta seletiva e reciclagem no Brasil, os AS ainda continuam a receber RSU. Esse trabalho discute o potencial de criação de oportunidades pela adoção da estratégia de mineração de RSU aterrados para o Aterro Sanitário Metropolitano de Salvador Bahia (ASMS). Realizou-se uma analise de dados secundários em documentos, legislação e em artigos revisados por pares. Identificam-se várias oportunidades, como maior empregabilidade do setor de resíduos, recuperação energética, re-inserção de materiais na cadeia produtiva, criação de novos negócios, aumento da vida útil do aterro, o aterramento de rejeitos, redução de gases de efeito estufa, entre outros. Conclue-se que existem condições atrativas no ASMS para adoção da técnica de mineração e que estudos mais aprofundados poderão avaliar melhor os beneficios e a contribuição para a mitigação de impactos da crise climática e para o aumento da resiliencia da cidade de Salvador, Bahia.

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larissa peixoto valente

IPTU FOME ZERO NAS ESCOLAS: ESTÍMULO A DIMINUIÇÃO DE RESÍDUOS E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO NA REGIÃO METROPOLITANA DO MUNICÍPIO DE SALVADOR/BA

Resiliência Urbana

O objetivo deste trabalho é identificar o cenário da fome no mundo, compreendendo a prejudicialidade do atual modelo econômico para o desenvolvimento sustentável, podendo ser revertido com programas de incentivo fiscal para reaproveitamento de alimentos. Diante disso, propõe-se a análise da economia circular, de forma a se efetivar o reaproveitamento de resíduos sólidos, em especial os alimentos ainda em condição de consumo a serem doados para entidades de caridade. Propõe-se no presente artigo, após a análise qualitativa e aplicação da abordagem do método hipotético dedutivo, a criação de um incentivo fiscal para o IPTU do Município de Salvador/Ba, denominado de IPTU Fome Zero nas Escolas, com o intuito de que haja incentivo aos empresários titulares de centro de distribuição para doarem alimentos consumíveis às creches e escolas primárias públicas municipais. Além da redução da carga tributária a título de IPTU, haveria, diminuição dos custos de acondicionamento dos resíduos sólidos para a prefeitura, bem como favorecimento do desenvolvimento econômico e social das crianças contempladas com a nova merenda.

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Lucas Souza Caldas Lordelo

USO DO SENSORIAMENTO REMOTO COMO FERRAMENTA PARA IDENTIFICAÇÃO DE ILHAS DE CALOR E APRIMORAMENTO DE POLÍTICAS DE PLANEJAMENTO URBANO EM SALVADOR/BA

Áreas Verdes, Resiliência Urbana

A cidade de Salvador em sua história recente enfrentou um acelerado crescimento populacional, que proporcionou a ocupação dos espaços com moradias de forma complexa e desordenada. Como resultado, uma série de consequências surgiram a partir da alteração do uso do solo, dentre elas a alteração do microclima local e formação de ilhas de calor. Frente as características da cidade, este trabalho buscou investigar a temperatura terrestre de Salvador através de ferramentas de sensoriamento remoto, correlacionando-as com informações urbanísticas e ambientais espacializadas, para que assim fossem discutidas propostas para melhoria da qualidade de vida da população e áreas prioritárias para ações de combate às ilhas de calor.

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Danilo Farias da Silva

Análise espacial da utilização de transporte individual na Região Metropolitana de Salvador: contribuições para o BRT Lapa-Iguatemi

Mobilidade

O objetivo deste trabalho é realizar uma análise socioeconômica e espacial do uso de transporte individual, no pico da manhã, na Região Metropolitana de Salvador. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica, uso de dados oficiais de órgãos públicos e análises espaciais em ambiente do Sistema de Informação Geográfica. Os resultados mostram que o bairro da Pituba em Salvador é considerado uma área atratora e produtora de viagens por transporte individual devido a concentração de atividades urbanas e Polos Geradores de Viagens. Neste cenário, a construção do BRT Lapa-Iguatemi surge como mais uma opção de transporte público que ligará as duas centralidades da cidade passando por avenidas que apresentam saturação do trânsito e tempos de viagem elevados. No entanto, observa-se que o projeto do BRT prevê além da construção de corredores exclusivos para ônibus um conjunto de obras que poderão fortalecer ainda mais o uso de transporte individual. No artigo é ressaltado que devido à preferência pelo uso de transporte individual e dificuldade de acessibilidade às estações elevadas pode comprometer a eficiência do futuro BRT. Recomendações de mobilidade sustentável são apresentadas visando desincentivar o uso de automóvel e aumentar a qualidade do sistema.

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Isadora Corbacho Durães

RESILIÊNCIA CLIMÁTICA URBANA: o que pesquisar para Salvador?

Resiliência Urbana

Não obstante o termo "resiliência" ser bastante utilizado em várias áreas do conhecimento, somente recentemente ele foi incorporado ao vocabulário das ações necessárias ao enfrentamento das mudanças climáticas. Desta forma, o objetivo deste trabalho é identificar como a resiliência climática urbana vem sendo investigada em trabalhos científicos do Brasil e do exterior, a fim de poder colaborar com a construção de uma agenda de pesquisa para a cidade de Salvador. Para tanto, foi utilizada uma revisão sistemática da literatura, em bases de dados nacionais e internacionais. Além de verificar-se que as pesquisas realizadas no Brasil sobre as temáticas abordadas ainda são escassas, concluiu-se que as investigações voltadas para Salvador devem incorporar o aspecto da vulnerabilidade e realizá-las de maneira alinhada ao planejamento urbano. Somente assim será possível construir propostas de resiliência para Salvador que estejam alinhadas com as visões mais modernas até agora existentes.

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Diogo Pereira Pires Ferreira

PLANMOB SALVADOR: Uma experiência inovadora de planejamento de mobilidade urbana sustentável

Mobilidade, Resiliência Urbana

Salvador, capital do Estado da Bahia, é a quarta cidade do Brasil em população, com cerca de 3 milhões de habitantes, e que apresenta uma das situações mais críticas e desafiadoras de mobilidade urbana do país. Essa condição, aliada a exigência da Lei de Mobilidade Urbana para que os municípios acima de 20.000 habitantes elaborem seu Plano de Mobilidade, determinaram a realização do PlanMob Salvador. O objetivo desse trabalho é apresentar o PlanMob Salvador - Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Salvador, onde se destacam como inovações, além do seu conteúdo e processo metodológico, a ampla participação social na sua elaboração, além de resultados já alcançados no transporte ativo, no transporte coletivo e em segurança viária. Pretende-se que as estratégias, diretrizes e propostas nele contidas contribuam para alterar, significativamente, a desigualdade socioespacial existente na cidade, dentro de um cenário otimista de desenvolvimento urbano, ambiental e social, a médio e longo prazos.

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Diogo Pereira Pires Ferreira

ELETROMOBILIDADE NO TRANSPORTE COLETIVO POR ÔNIBUS EM SALVADOR: uma oportunidade de remodelagem econômica, sustentável e resiliente

Mobilidade

A tendência de queda no uso do transporte coletivo por ônibus e a maior dependência de carros tem intensificado o congestionamento e consequentemente a emissão de poluentes e gases de efeito estufa (GEE) em diversas cidades brasileiras. O objetivo deste artigo é avaliar a viabilidade da eletrificação da frota de BRT/BRS, e a possibilidade de expansão para o Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus (STCO) para uma remodelagem econômica e a construção de uma mobilidade urbana mais sustentável em Salvador. Apesar de um contexto socioeconômico desafiador, Salvador é uma das poucas cidades em todo país que realizou seu Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de acordo com a Lei da Mobilidade Urbana indicando, entre outras ações, a implementação de uma série de corredores de Ônibus de Trânsito Rápido (BRT). Neste sentido, foram realizados testes com ônibus elétricos em condições reais operacionais em Salvador para avaliar seu desempenho e viabilidade. Os resultados evidenciaram que é possível alcançar uma redução significativa do custo operacional por quilômetro de até 76%. As vantagens operacionais se somam a benefícios indiretos de redução de poluição e GEE, além de questões de saúde e ruído. A eletrificação total da frota de ônibus reduziria em 5% a emissão total de CO2 gerado na cidade, além de eliminar poluentes e trazer uma economia indireta de 72 milhões de reais em problemas da saúde. Mesmo diante dos desafios estruturais de investimento, infraestrutura de recarga e planejamento operacional, a eletrificação da frota ganha protagonismo como uma oportunidade de remodelagem econômica do atual sistema de forma eficiente, sustentável e resiliente.

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SERGIO RICARDO DOS SANTOS SILVA

REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA EM BLOCOS DE EDIFÍCIOS COM MEDIÇÃO INDIVIDUALIZADA SITUADOS EM CONJUNTOS HABITACIONAIS DE SALVADOR.

Gestão da Água

Esse trabalho aborda os prédios de apartamentos localizados em bairros populares de Salvador que possuíam medição coletiva de água e modificaram suas instalações para obter a medição individualizada junto a Embasa (Empresa Baiana de águas e Saneamento). No estudo, foram selecionados cincos Blocos de Edifícios de Conjuntos Habitacionais com a mesma tipologia construtiva e obtidos os respectivos os consumos mensais registrados pelo hidrômetro principal, ao longo do período com os dois critérios de medição (coletiva e individualizada). O resultado estatístico comprova o impacto no consumo de água deles após a implantação da medição individualizada de água, com redução de 34% em relação ao período anterior com medição coletiva. Conclui-se que ao oferecer a possibilidade do controle intradomiciliar da demanda de água, o sistema de medição individualizada de água em prédios de apartamento poderá conduzir a um cenário de consumo sustentável nestas moradias. Para tanto, é necessário o apoio de políticas públicas, através de leis e forte regulação, em benefício do saneamento ambiental e da eficiência da prestação dos serviços de abastecimento público de água.

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Dr. Pieter de Jong

Os impactos das mudanças climáticas nos recursos hídricos de Salvador – Bahia

Gestão da Água

O aumento das temperaturas e uma redução significativa das chuvas são projetadas, nas próximas décadas, para várias regiões semiáridas devido ao Aquecimento Global. O objetivo deste estudo é estimar o impacto das mudanças climáticas nas chuvas e no escoamento superficial da área das bacias hidrográficas que abastecem a cidade de Salvador – Bahia. Três distintos modelos climáticos globais regionalizados são utilizados para estimar as porcentagens de mudanças na chuva e no escoamento superficial nas décadas de 2030 e 2080 através do cenário de altas emissões em comparação ao período base de 1960 – 1991. Os resultados demonstram que em consequência das mudanças climáticas, a precipitação e escoamento superficial nas bacias do Paraguaçu, Jequiriçá e do Recôncavo Sul são projetados para diminuir de 39% e 40%, respectivamente, ao longo das próximas três décadas. Além disto, um dos modelos de mudanças climáticas indicou um decréscimo na precipitação e no escoamento superficial de 92% e 97%, respectivamente, até o fim do século XXI. A despeito de alguns inconsistências para as projeções de longo período, para os três diferentes modelos climáticos, os resultados são importantes no contexto dos estudos de mudanças climáticas regionais e no planejamento de recursos hídricos para Salvador.

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Ricardo Augusto Souza Machado

Infraestrutura ecológica urbana: A importância da cobertura vegetal no controle de inundações e movimentos de massa em Salvador/Bahia, Brasil.

Áreas Verdes, Resiliência Urbana

A cidade de Salvador presenciou um rápido crescimento populacional nas últimas cinco décadas, passando de pouco mais de 250.000 mil habitantes em 1950 para cerca de 2,9 milhões em 2017, o que foi determinante para o estabelecimento de uma série de problemas ambientais relacionados diretamente à diminuição da cobertura vegetal. Dentre os mais significativos, destacam-se os movimentos de massa e as inundações, por colocarem em risco, sucessivamente ao longo dos anos, a vida e o patrimônio de centenas de pessoas, principalmente aquelas que se encontram em situação social menos favorecida. Diante de um quadro de vulnerabilidade vigente e do reconhecido papel que as áreas verdes desempenham no tecido urbano, este trabalho procurou estabelecer a correlação existente entre a cobertura vegetal remanescente e as ocorrências registradas dos movimentos de massa e inundações, mostrando a relação desses eventos com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). Dentre os resultados encontrados, pôde-se verificar que o baixo controle da ocupação e uso do solo por parte da Prefeitura Municipal (notadamente nos bairros que apresentam os menores IDH-M) foi responsável pelo surgimento de centenas de áreas consideradas como de risco, onde se concentram a maioria dos eventos pertinentes aos movimentos de massa e inundações. O número de ocorrências e sua intensidade são menores ou inexistentes nos bairros onde estão localizados os maiores remanescentes florestais, assim como naqueles em que a infraestrutura ecológica foi substituída por outras de alvenaria ou concreto, mas com elevados custos para os cofres públicos.

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thiago barbosa de jesus

MINIMIZAÇÃO DA INTENSIDADE ENERGÉTICA NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE UMA RESIDÊNCIA

Gestão da Água

A intensidade energética de sistemas de abastecimento de água vem sendo estudados devido ao nexo água/energia e à emissão de gases efeito estufa. Este estudo analisa a minimização da intensidade energética no abastecimento de água de uma residência, em Feira de Santana/BA a partir do uso de fontes alternativas de água. Os usos e fontes foram arranjados em um diagrama, relacionando a destinação para cada fonte. Desenvolveu-se um algoritmo de minimização traduzindo o diagrama e incluindo as intensidades energéticas de cada fonte. Os resultados mostraram um potencial de redução de consumo de água do sistema público de 70%. Face as características qualitativas e quantitativas, a água de chuva e a subterrânea seriam usadas por completo, diferentemente da água cinza que apresentaria excedente. Os meses mais chuvosos possibilitaram os menores consumos de água do sistema urbano e as menores intensidades energéticas, o que é relevante devido a este período coincidir com as menores vazões afluentes ao manancial que abastece o município. A intensidade energética final utilizando todas as fontes de água foi de 2,44 kWh∙m-3, redução de 31% dos 3,51 kWh∙m-3 do sistema urbano. A redução prevista em emissões de gás carbônico seria de aproximadamente 5,0 mil tCO2eq por ano.

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Wolfram Lange

ENCOSTAS VERDES PARA SALVAR VIDAS: Adaptação baseada em Ecossistemas para a redução de risco de deslizamentos em comunidades de Salvador/Bahia

Áreas Verdes, Eventos Extremos

Medidas baseadas nos serviços ecossistêmicos para a adaptação à mudança do clima e redução de risco de desastres visam se aproveitar dos benefícios que a natureza pode trazer para lidar com impactos potenciais adversos. O objetivo principal do presente estudo é a identificação dessas soluções verdes e a comparação com medidas tradicionais para a redução de risco de deslizamentos em comunidades de Salvador que potencialmente vão aumentar com a mudança do clima. Foram aplicados métodos qualitativos de pesquisa social, entre outros, como entrevistas semiestruturadas e oficinas participativas em comunidades selecionadas. Os resultados mostram que as medidas baseadas na natureza são, na maioria dos casos, tão eficientes quanto as medidas tradicionais, mas muitas vezes mais baratos e contribuem com vários co-benefícios para o desenvolvimento sustentável da cidade de Salvador.

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IARA TEREZINHA QUEIROZ PEREIRA DOS SANTOS

GESTÃO DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Resíduos, Saúde

O uso desenfreado de equipamentos eletroeletrônicos (EEE) sem que haja um descarte responsável dos resíduos gerados por eles, é, hoje, um dos grandes causadores dos problemas ambientais existentes. O descarte incorreto dos REEE em aterros e lixões causam inúmeros problemas, principalmente no que diz respeito à quantidade de substâncias e elementos químicos perigosos contidos nes- tes aparelhos. Um dos problemas causados é a produção do metano, que contribui para o aquecimento global, consequentemente, para as mudanças climáticas. A pesquisa tem como objetivo geral mostrar a importância do gerenciamento de descarte de resíduos eletroeletrônicos para a atual conjuntura climática existente e como objetivos específicos comprovar a importância de um descarte ade-quado dos equipamentos eletroeletrônicos, analisar a influência dos REEE nas mudanças climáticas e investigar o destino do lixo ge- rado por EEE e seu possível reaproveitamento. Trata-se de uma revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa. Entre os principais parâmetros para o levantamento bibliográfico, destacam-se o acervo de livros, artigos, monografias, dissertações e obras online obtidas na Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Após o estudo realizado, pode-se concluir que as implicações do descarte inadequado de REEE são imensas. Entre elas, destaca-se poluição do ar, da água e do solo, ocasionando a degradação ambiental e a transmissão de doenças. A contribuição para a cidade de Salvador é a orientação da população para o descarte adequado e a criação de ecopon--tos com cooperativas treinadas e credenciadas pela prefeitura para a destinação e reciclagem dos REEE.

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Jadi Tosta Iglesias Ventin

INDICADORES DE CIRCULARIDADE PARA RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO – CLASSE A EM SALVADOR, BAHIA, BRASIL

Resíduos

A Construção Civil é responsável por grandes impactos no aquecimento global com altas taxas de consumo de energia, emissão de CO2 e geração de resíduos de construção e demolição (RCD). O conceito de Economia Circular (EC) mostra-se como uma alternativa relevante para a mudança do panorama desta indústria, visto que propõe a ruptura do modelo econômico linear (extrair, transformar e descartar) e a mudança para um modelo cujos materiais são desenvolvidos para retornarem de forma eficiente à linha de produção. A Economia Circular apresenta assim um grande potencial para lidar com os desafios ambientais do setor e possibilita novas oportunidades de mercado e crescimento econômico. Este artigo propõe um conjunto de indicadores para análise do nível de circularidade de resíduos de Construção Civil (Classe A) para o município de Salvador (BA). Para tal, analisa a situação no município acerca da geração e reinserção de resíduos na cadeia produtiva da construção, através do levantamento e tratamento de dados disponíveis no município. Os resultados identificaram particularidades e dificuldades existentes na região e permitiram a proposição de 9 indicadores com base na realidade evidenciada. A aplicação destes indicadores permitirá identificar oportunidades de melhoria e priorizar ações para fomentar a circularidade das atividades econômicas do setor da Construção Civil na cidade de Salvador.

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IRACEMA REIMÃO SILVA

RISCOS E VULNERABILIDADE COSTEIRA DAS PRAIAS DE SALVADOR

Gerenciamento Costeiro, Eventos Extremos

A intensa urbanização das zonas costeiras e as alterações climáticas em curso, com a possibilidade de uma maior incidência de eventos extremos, aumenta a exposição da população aos riscos associados a enchentes costeiras, migração de dunas e ação das ondas e correntes, bem como perdas de propriedades e das áreas recreativas das praias devido à erosão costeira. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as condições de risco e vulnerabilidade das praias da Orla Atlântica de Salvador, a partir de dados de ondas e correntes, evidências de erosão costeira e registros de afogamentos. A aplicação do software SMC-Brasil, utilizando uma série temporal de 1948 a 2008, com resolução horária obtida por meio de modelagem numérica com o programa Wave Watch III, indicou, para o litoral de Salvador, uma predominância das ondas vindas de Sudeste. As ondas vindas de Sul-Sudeste, apesar do seu menor percentual de incidência (2%), normalmente associadas à chegada de frentes-frias, apresentam maiores alturas e, portanto, maior poder erosivo. Em condições extremas, a altura da onda significativa é de no mínimo 2,5m e, para um período de recorrência de 10 anos, pode alcançar 3,0m de altura. As praias de Salvador apresentaram uma alta vulnerabilidade à erosão, com destaque para as praias de Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Jaguaribe, Piatã e Itapuã. As correntes de retorno, normalmente associadas a praias com bancos transversais soldados à costa e calhas geralmente oblíquas, são também comuns nas praias de Salvador, sendo responsáveis pela maior parte dos afogamentos, como ocorre nas praias de Stella Maris, Aleluia, Piatã, Jaquaribe, Patamares, Corsário e Armação. Além disso, a presença de afloramentos rochosos é, muitas vezes, responsável pela geração de correntes, constituindo também um risco aos banhistas. Assim, é essencial o conhecimento das características morfodinâmicas e de ocupação das praias de Salvador, bem como a elaboração de modelos preditivos quanto às repercussões das mudanças climáticas para este litoral, associados a campanhas educativas com seus usuários, esclarecendo sobre a alta mobilidade deste ambiente e a ocorrência de situações de risco.

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FELIPE BARROCO FONTES CUNHA

REDUÇÃO DA POBREZA ENERGÉTICA NA BAHIA: Lições para Salvador de dois Condominios Populares em Juazeiro

Energias Renováveis e Eficiência Energética, Resiliência Urbana

O presente trabalho tem como objetivo analisar o Programa de Geração de Renda e Energia, autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica em dois condomínios populares em Juazeiro - Bahia. O método utilizado é qualitativo, aplicado, descritivo e exploratório. Foi realizada extensa pesquisa bibliográfica, além de 18 entrevistas com especialistas, agentes do setor elétrico e representantes dos condomínios. Foram distribuídos questionários à todos os moradores para compreender os hábitos energéticos nos condomínios e a situação vivenciada ao longo da execução do programa. Para a análise dos dados, utilizou-se o método de triangulação. Nos resultados, analisam-se a situação atual, bem como cinco diferentes oportunidades de adequação do sistema dos condomínios à legislação vigente. Conclui-se que o projeto poderia ser ajustado para melhor atender as necessidades dos condomínios e seus habitantes, garantindo melhores sinergias positivas para otimizar os investimento em energia renovável e programas de erradicação da pobreza no Brasil e, em particular, no estado da Bahia e cidade de Salvador.

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Lafayette Dantas da Luz

ÁGUAS URBANAS: PLUVIAIS E OUTRAS MAIS

Gestão da Água, Eventos Extremos

Este artigo expõe a questão do manejo das águas urbanas, dentre elas as pluviais, compreendendo que não existe fronteiras ou separações estanques entre as circulações das águas, os corpos hídricos e estruturas naturais e construídas da cidade. A questão das mudanças climáticas e da infraestrutura verde e azul são abordadas, assim como sua inserção no PDDU de Salvador. Com isso a abordagem para uma cidade com maior qualidade ambiental, sustentabilidade e resiliência deve necessariamente ter como pano de fundo e critério para seus planos, programas e projetos de desenvolvimento o contexto global das águas e dos ambientes que propiciam a sua existência e convivência com a sociedade e suas atividades urbanas.

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Nayara Cristina Rosa Amorim

RIOS URBANOS: problemas ou oportunidades para Salvador?

Gestão da Água

O presente texto discute os principais problemas presentes no processo de degradação dos rios soteropolitanos e como os recentes projetos de macrodrenagem e implantações viárias têm tratado ou desconsiderado essa questão. Também ressalta a necessidade e viabilidade de reabilitação dos rios urbanos como elemento integrador para se buscar melhorias da qualidade urbana e ambiental para a cidade de Salvador. Além disso, a reabilitação fluvial é apresentada como uma estratégia de gestão das águas frente as mudanças climáticas. O trabalho tem como metodologia a consulta a fontes bibliográficas referentes ao tema, de forma articulada e embasada em estudos do campo da arquitetura da paisagem e da engenharia ambiental, buscando apontamentos e contribuições para a gestão das águas em Salvador.

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Luciano Sergio Hocevar

GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO OCEANO: Uma possibilidade para Salvador

Energias Renováveis e Eficiência Energética, Gerenciamento Costeiro

Devido a sua localização privilegiada, Salvador tem duas possibilidades de aproveitamento da energia oriunda do mar, pois tem por um lado o mar aberto do Oceano Atlântico e de outro a Baía de Todos os Santos. Este trabalho tem como objetivo avaliar o potencial da geração de energia elétrica por meio dos oceanos, visando o melhor aproveitamento de recursos naturais em Salvador/BA e a utilização de recursos sustentáveis na matriz energética. Procedeu-se a uma pesquisa sobre tipos de dispositivos de geração de energia elétrica de origem oceânica, condições da costa marítima de Salvador, impactos sócio-econômico-ambientais para propor um modelo adequado ao município e à sua população. O aproveitamento do potencial energético do litoral soteropolitano é viável, sendo necessário escolher a melhor e mais adequada tecnologia para geração de energia elétrica a partir de ondas ou correntes marinhas.

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